segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Médoto de estudo do juiz FLAVIO MONTEIRO DE BARROS

Guerreiros,

Segue o link de um roteiro de estudo de um magistrado, FLAVIO MONTEIRO DE BARROS, pode ser bem interessante para alguns de nós.


Link: Método de estudo do juiz Flávio Monteiro de Barros

Leitura

Recomendo a leitura de um Procurador do RS que gosto muito, Lênio Streck.


Link para os artigos de Lênio Streck - site Conjur

Gramática

A gramática é essencial. Devemos saber o máximo possível das regras gramaticais. E só há uma forma: estudando.

A única Gramática que possuo (um crime!) é a do Roberto Melo Mesquita. Gosto muito.

DICA:

Eu acho interessante sabermos inicialmente escrever frases cotidianas. Pode parecer besteira, mas não é.

Eu te amo. (errado)
Amo - te.  (correto)

Me dá isso. (errado)
Dá-me isso (correto)

Viu? Frases simples e que nem sabemos que estão erradas. Então, o primeiro assunto que nós devemos devorar, consumir, virar, no mínimo, essa semana toda é: Pronome! Isso mesmo, pronome. É o básico, e faz uma diferença excepcional.

No Youtube existem algumas aulas a respeito, deem uma vista lá após o almoço, ao invés de ver TV.

p.s. Aliás, eu escrevi certo o termo: ao invés de?

Leitura

Guerreiros,

Magistratura requer um nível de conhecimento linguístico muito aguçado. Como já mencionei é preciso muita leitura para que se atinja um nível razoável de conhecimento das palavras. Não tem segredo, macete, nada. A única forma de se apurar nosso vocabulário é lendo.

Eu, particularmente, sempre acesso e leio os artigos do site Conjur. Não estou fazendo propaganda, mas é um site que possui articulistas renomados em colunas semanais inclusive, por isso recomendo.

Outro site que recomendo, e não poderia deixar de ser, é o JusNavigandi, talvez o mais completo. Leiam os textos, comecem com os que mais interessarem a vocês, depois saíram lendo tudo naturalmente. Outra dica interessante é acessar o Fórum do JusNavigandi e, quando possível, tentar responder às indagações feitas naquele espaço, é bem estimulante.

Vamos às leituras.

Você conseguiria responder esta questão?

Prova para ingresso na Magistratura  TJ-Santa Catarina


5ª Questão - “A linguagem é o que está dado e, portanto, não pode ser produto de um sujeito solipsista (Selbstsüchtiger), que constrói o seu próprio objeto de conhecimento. [...] Não há mais um ‘sujeito solitário’; agora há uma comunidade que antecipa qualquer constituição de sujeito” (In: STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência? 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012. p. 17).
A partir desse referente teórico, discorra, em até 30 (trinta) linhas, a respeito de: a)“panprincipiologia” ; b) princípio da “razoabilidade”; c) “decisionismo”.


domingo, 18 de agosto de 2013

"O Português"

Guerreiros, antes de tudo é preciso também deixar claro que o bom e velho português é de extrema importância. Você já leu decisões dos Tribunais, por exemplo? A linguagem é muito rebuscada e as regras gramaticais são levadas a sério para que não dê azo para interpretações errôneas por parte de quem lê.
Por isso, comecem a praticar nossa língua portuguesa. Lendo grandes obras da literatura nacional e internacional. Leia muito, mas escreva também, às vezes, uma palavrinha deixa a gente com dúvida de como seja sua grafia, então pratique!


P.S. Não sou muito bom em gramática, estou me esforçando muito pra aprender. Irei passar o meu método de estudo de gramática nos próximos postos. Quero lembrar que além de estudar eu trabalho e fico cansado como todo mundo, mas terei o maior cuidado ao escrever (até para evitar comentários desagradáveis, né?!), mas podem surgir erros na grafia, humildemente peço que tenham paciência e me informem que retificarei.

Primeiro Passo

Olá, guerreiros

Não poderia iniciar este blog de modo diferente senão dizendo que o mais importante para o tão sonhado cargo é o foco. Você realmente quer enfrentar, na minha opinião, o concurso mais difícil do Brasil?
Concursos pra magistratura além de serem extremamente difíceis, são massacrantes. Várias etapas.
Então entenda: você precisa ser guerreiro. Magistratura não é para os fracos! (rs)
Mas, claro que aquilo que se faz com dedicação e foco acaba se tornando algo agradável e fácil.
É isso que devemos fazer, ir com calma e vontade, mas focados.
Repito: focados! Vida social? Esquece! (rs)
Guerreiros, a batalha é árdua, mas será gratificante.
Sou humilde em reconhecer que eu irei começar do zero. E este blog servirá como apoio e incentivo.
Agradeço a todos que acompanharem.
Guerreiros, preparados? Simbora!